No dia 25 de junho, os discentes do sétimo período de Ciências Contábeis da Facig apresentaram os resultados do projeto Empresa 100% Rural. O projeto, em sua segunda edição, foi idealizado em 2017 pelo professor Mestre Cícero José Oliveira Guerra, que viu à época, na atividade uma oportunidade de estender o aprendizado dos alunos envolvendo-os a se posicionar em relação ao desempenho da atividade rural desenvolvida e mantida em Manhuaçu e região. Dessa forma, os trabalhos tornaram as aulas da disciplina mais envolventes e práticas.
Nesta edição, os alunos desenvolveram o projeto sob orientação do professor Mestre Fabrício Afonso de Souza, e a temática envolveu novamente culturas temporárias e permanentes de destaque em Manhuaçu e região. Os alunos foram orientados a desenvolver análises de lucratividade, desempenho financeiro e de gestão sobre atividades comuns à região e que tem obtido sucesso comercial. A escolha das atividades partiu dos alunos, mas priorizou a compreensão deles sobre quais fatores têm sido determinantes para o bom desempenho destes negócios locais.
A experiência do projeto possibilitou que fossem analisadas atividades de diversas categorias da atividade rural, como a piscicultura, atividade agroindustrial do leite, do açúcar, entre outros. O projeto fortalece a política do projeto pedagógico do curso de estreitar as aulas teórico práticas e as experiências externas à sala de aula, pois acreditamos que o aprendizado do discente será maior à medida em que lhe forem proporcionadas experiências in loco no mercado de trabalho.
Segundo os alunos, a prática dos projetos possibilita seu maior contato com o vasto mercado de trabalho do Contador, incluindo aí sua atuação como parceiro do produtor e empresário rural, para ampliar o desempenho do seu negócio, de maneira sustentável e economicamente viável. Além disso, o maior contato dos discentes com a atividade rural de Manhuaçu e região confere-lhes maior conhecimento sobre as oportunidades de trabalho existentes, o que contribui certamente para que sua formação acadêmica seja concluída de maneira eficaz, traduzindo-se em melhores colocações no ambiente profissional.
A atuação do contador por meio de suas habilidades e competências podem de fato contribuir para a melhoria dos resultados da atividade rural, confirmando a relevância da atuação do profissional na atividade agrícola, tão importante para a região.