Alunos do 3º período de Ciências Contábeis aprendem mais sobre a Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados (DLPA) utilizando o TBL na modalidade raspadinha.
A DLPA, item importante das demonstrações contábeis, evidencia as alterações ocorridas no saldo da conta de lucros ou prejuízos acumulados, no Patrimônio Líquido das empresas. Esta demonstração, em conjunto às demais, auxilia os gestores e avaliadores de desempenho a avaliar as decisões de distribuição do resultado contábil pela empresa que a divulgou. Assim, podem ser tomadas decisões importantes sobre a manutenção dos investimentos na companhia ou até mesmo mudanças de opções sobre onde e como investir.
A DLPA é uma demonstração obrigatória para as sociedades empresárias limitadas e outros tipos de empresas, conforme regulamenta a legislação do Imposto de Renda (art. 274 do RIR/99).
Após estudo da demonstração durante as aulas de Contabilidade Intermediária, ministrada pela professora Farana Mariano, para compreender sua elaboração na prática, os alunos participaram de uma atividade ativa utilizando o método TBL na modalidade raspadinha. A metodologia ativa permitiu aos alunos desenvolver a elaboração da DLPA focados no aprendizado colaborativo. Os alunos ao trabalhar em grupos resolvem testes de aprendizagem utilizando instrumentos de aferição imediata (raspadinhas). Além de favorecer o aprendizado em equipe, o professor na posição de orientador da aprendizagem, contribui para que o aluno desenvolva habilidades e competências para resolver problemas concretos e significativos.