No dia 27 de junho os discentes do campus Alfa Sul prestigiaram os brinquedos desenvolvidos pelos alunos do primeiro período do Curso de Arquitetura e Urbanismo, o qual foi de iniciativa da Coordenadora Melanie León e da professora Izadora Correa em parceria com a Escola Estadual Pearl White Slaib Fadlala, Educação Especial no prédio da APAE de Manhuaçu e do Núcleo de Acessibilidade da FACIG.
Com o intuito de possibilitar a associação do significado do “conceito”, “partido” e o desenvolvimento da Metodologia de Projeto, que são tópicos ministrados na disciplina de Introdução à Arquitetura, buscou-se relacionar a teoria com a prática e assim estimular a capacidade de compreender e traduzir as necessidades de cada criança.
A proposta do trabalho foi a elaboração de brinquedos pedagógicos, com o objetivo de desenvolver atividades específicas visando as necessidades do público-alvo, que contam com crianças com autismo, síndrome down, paralisia cerebral e deficiência intelectual, que possibilitem novas experiencias de âmbito sensoriais, motricial, sonoras, aprendizagem multidisciplinar específicas. Os brinquedos foram produzidos pelos discentes em sala de aula, os quais foram separados em grupos, para pesquisa e desenvolvimento do projeto.
Ainda no dia 03 de julho, os alunos da Escola Estadual Pearl White Slaib Fadlala, Educação Especial no prédio da APAE de Manhuaçu, foram presenteados com os brinquedos. A atividade contou com o apoio da Diretora Tânia Alves, da Pedagoga Carla e da Professora Dirce Maria de Oliveira Batista, para tornar realidade este momento de integração entre os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo e as crianças, que demostraram curiosidade e interesse nos novos brinquedos que permitirão novas possibilidades de brincadeiras em sala de aula.