Sensibilizar a sociedade sobre Direitos Humanos é um desafio constante, especialmente quando se trata de envolver o público jovem. Com esse propósito, os alunos dos primeiros períodos de Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário UNIFACIG encontraram uma abordagem inovadora para tratar de temas importantes como classismo, direito à liberdade e xenofobia. A solução: revistas em quadrinhos.
Ferramenta educativa
Durante a disciplina Atividades Extensionistas, ministrada pelo professor Luiz Gustavo Leite Souza, os alunos foram desafiados a criar material educativo sobre Direitos Humanos. Divididos em grupos, eles realizaram pesquisas aprofundadas sobre a história e o contexto da Declaração Universal dos Direitos Humanos. O resultado foi a criação de seis revistas em quadrinhos, cada uma contendo duas histórias focadas em diferentes aspectos dos direitos humanos.
Para criar os roteiros, os alunos utilizaram a técnica de storytelling conhecida como āA Jornada do Heróiā, amplamente empregada por roteiristas e profissionais da indústria cinematográfica. Para os desenhos, eles recorreram à inteligência artificial, empregando até oito ferramentas diferentes para desenvolver as ilustrações.
Ampliando o alcance
Um aspecto inovador do projeto é a disponibilização das revistas em formato de audiobook, tornando o conteúdo acessível para um público ainda mais amplo. O lançamento das revistas ocorreu durante um evento no Coffee Valley, no final deste semestre. Além disso, os alunos realizaram ações em escolas públicas para disseminar o material e discutir as temáticas abordadas.
O próximo objetivo é tornar todo o material disponível para o público geral. A iniciativa visa ampliar o alcance das revistas em quadrinhos e garantir que mais pessoas possam se beneficiar da abordagem criativa e educativa sobre Direitos Humanos desenvolvida pelos alunos.
Com essa ação, o UNIFACIG demonstra seu compromisso com a educação criativa e a promoção de valores fundamentais, oferecendo aos alunos uma plataforma para desenvolver habilidades práticas enquanto contribuem para a conscientização sobre questões sociais.