Na última sexta-feira, dia 28 de setembro de 2018, a professora e coordenadora de Metodologia Ativa Andréia Almeida Mendes, ministrou parte de uma oficina presencial no IV Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O tema trabalhado na oficina foi a “Aplicação do Peer Instruction”, sendo realizada de forma semi-presencial, uma etapa on-line, também ministrada pela professora Fernanda Franklin Seixas Arakaki, e o encontro presencial realizado neste dia. Este foi um momento de trocas e de muita aprendizagem.
Essa oficina fez parte da programação pré-congresso, que está contemplando uma programação permanente com encontros, palestras, oficinas e minicursos relacionados ao tema “Ensino-aprendizagem em tempos digitais” (março a dezembro de 2018).
O evento ocorrerá oficialmente em março de 2019, tendo os seguintes objetivos: valorizar a produção educacional de docentes do ensino superior; divulgar e compartilhar práticas pedagógicas inovadoras no ensino de graduação; discutir acerca dos processos de ensino-aprendizagem em tempos digitais em cada área do conhecimento; contribuir na integração entre ensino, pesquisa e extensão; produzir saberes em relação à docência do ensino superior e constituir uma Rede de Desenvolvimento de Saberes e Práticas Educativas.