A relevância da Pediatria na atualidade excede os seus amplos conhecimentos das enfermidades infantis e lança-se além de seus hábeis métodos diagnósticos e terapêuticos. O emprego mais seleto da pediatria é resguardar e assistir o indivíduo em uma de suas etapas de maior vulnerabilidade.
A 1ª Jornada de Pediatria do UNIFACIG (1ª JOPED) foi organizada por alunos do 8° período de Medicina, com auxílio da pediatra Msc. Gladma Rejane e apoio dos coordenadores do Curso de Medicina, Emanuele Gama e Felipe Parreira.
O evento, dividido em duas partes, se iniciou no dia 27 de agosto e teve seu encerramento no dia 10 de setembro. Foram realizadas abordagens atualizadas de dezesseis temas relevantes na prática dos atendimentos em pediatria com ênfase em Estratégias de Saúde da Família (ESF) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA):
triagem neonatal e APGAR; marcos do desenvolvimento; aleitamento materno; pneumonias; sífilis congênita; diarreias; parasitoses mais frequentes; doenças exantemáticas; anemias carenciais na criança; acidentes por animais peçonhentos; meningite; crises convulsivas; infecções de vias aéreas; bronquiolite; asma e glomerulonefrite difusa aguda.
O acadêmico Phelipe Pinheiro Ramos relatou sobre a JOPED: “A 1ª Jornada de Pediatria do UNIFACIG (JOPED) foi um sucesso! Mais de 120 alunos de medicina se inscreveram e foram 2 dias de muito aprendizado. Contando com o apoio da pediatra Dr.ª Gladma Rejane, nós tivemos 16 excelentes aulas – todas ministradas por alunos do 8º ao 12º período – sobre os temas mais recorrentes tanto na prática médica pediátrica quanto nas provas de residência. Esperamos que tenhamos aberto a porta para que essa tenha sido apenas a primeira de muitas jornadas de pediatria que ainda ocorrerão, já que o conhecimento obtido é enorme, esteja o aluno na posição de organizador, de palestrante ou de ouvinte. Valeu muito a pena!”